A pandemia do Covid-19, trouxe uma série de mudanças nos hábitos da humanidade. Uma delas diz respeito ao uso de máscara de proteção, para evitar o contágio entre as pessoas. A dúvida que surge, frequentemente, entre as pessoas é saber, quando usar uma máscara. Incomodando ou não, o uso da máscara é muito importante para todos.
QUANDO USAR UMA MÁSCARA
Claro que quando se fala de uso de equipamentos contra a pandemia atual, o uso das máscaras é uma das estratégias para conter o avanço da doença e assim deixar a população mais protegida. No início da pandemia do Coronavírus, varias polêmicas giraram em torno da eficácia do uso delas.
![]() |
Imagem de cromaconceptovisual por Pixabay |
Mas com o tempo, as orientações, quanto ao uso correto, foram sendo orientados pelas autoridades competentes de cada estado e aos poucos foram entendendo o poder das máscaras na luta contra o coronavírus.
No início da propagação do coronavírus, vários modelos de máscaras surgiram em toda parte do mundo. E aí, por outro lado, havia uma infinidade de questões: Quais são os tipos de máscaras usadas para prevenir Covid-19?, qual máscara deve usar quem estiver com suspeita ou confirmação de Covid-19?, qual a melhor máscara para se proteger da Covid-19?
Sem modelos definidos pelas autoridades da área da saúde, a população foi logo se prevenindo, usando sua criatividade, confeccionando as suas próprias mascaras em suas casas. AS máscaras foram sendo criadas
COMO USAR A MÁSCARA CORRETAMENTE
Veja a seguir orientações dada à população pela secretaria de Saúde de Minas Gerais:
Para utilizar sua máscara de forma correta, siga os passos a seguir:
- higienize suas mãos antes de colocar a máscara;
- verifique se a máscara está em bom estado e não contém nenhum buraco ou rasgo. Não deve ser feito o uso de máscaras danificadas;
- coloque-a de maneira que cubra o nariz, boca e queixo, sem deixar espaços vazios nas laterais;
- evite tocar na máscara enquanto a usar, principalmente em sua parte frontal;
- troque a máscara caso ela fique molhada ou suja;
- higienize novamente suas mãos antes de tirar a máscara;
- retire-a por meio dos elásticos ou cordas, evitando contato com a parte frontal da máscara;
- realize nova higienização das mãos com sabão ou solução alcoólica de pelo menos 60% de concentração.
Não há como se livrar dela. Para onde você pensar em ir, precisa está na lembrança de que a máscara é um instrumento cotidiano para sua proteção.
![]() |
Imagem de André Santana AndreMS por Pixabay |
A luta das autoridades, sabendo da importância do uso correto desse objeto, tem sido incessante. À população, apela-se para a consciência de cada um, quanto a importância do uso da máscara, para a sua proteção e a dos outros ao seu redor.
_____________________
Editor do blog*
Postar um comentário