REUMATOLOGIA O QUE É

A Reumatologia o que é? E especialidade da Medicina dedicada ao diagnóstico e tratamento das mais de 120 doenças reumáticas catalogadas. São males que podem ser agudos e até mesmo crônicos e atingem indivíduos de qualquer idade. 

Quando não diagnosticadas de maneira correta, as doenças reumáticas chegam a causar graves prejuízos físicos e psicológicos nos portadores, entre eles a incapacidade de realizar tarefas cotidianas devido ao incômodo e a dor ocasionada pelas sequelas ocasionadas pelas patologias. 

São diversos os subtipos das doenças que podem ser caracterizadas por alterações funcionais do sistema muscoesquelético de causa não traumática, inflamatórias como Espondilartropatias ou Artrite Reumatóide; de origem sistêmica como o Lúpus Eritematoso, Esclerose Sistêmica, Vasculites ou Síndrome de Sjögren. 

Além de metabólicas como a Osteoporose, degenerativas como a Osteoartrose, síndromes dolorosas como a Fibromialgia; e, distúrbios periarticulares assim como Bursites e Tendinites. 

Desenhos reumatolgista
Imagem Licenciável do Google

Em Reumatologia, além do quadro clínico apresentado, frequentemente é preciso a utilização de métodos complementares de investigação,

Dentre os exames laboratoriais e análises radiográficas, ecografia ou ressonância magnética de modo a auxiliar o médico em um diagnóstico preciso para definição de tratamento – que será feito de acordo com a necessidade de cada paciente. 

Métodos auxiliares de tratamento como Fisioterapia e Acupuntura também são praticados para amenizar os sintomas, melhorar e até restabelecer as funções neuromusculares, mas somente devem ser feitas com prescrição médica. 

O reumatologista é o especialista que possui o conhecimento teórico e prático necessário para diagnosticar, tratar e prevenir esses males. 

Procure por um ao apresentar dor persistente nas articulações, inchaço, dificuldade de movimentação, rigidez ao acordar ou nas últimas horas da noite.

Doenças tratadas pelo reumatologista 

1. Artrose 

O desgaste articular que ocorre na artrose é chamado de reumatismo, e considera-se que todas as pessoas o terão em algum nível. Ele acontece pois os condrócitos, células da cartilagem, não se regeneram. Assim, quando são destruídos, não há substituição. 

As pessoas que submetem as articulações a maiores esforços, como atletas profissionais ou após traumas, desenvolvem a condição mais precocemente. Há também fatores genéticos envolvidos. 

O tratamento consiste no uso de medicamentos para o controlar os sintomas e para retardar o processo de desgaste e outras medidas (fortalecimento muscular, perda de peso, acupuntura). 

2. Osteoporose 

A osteoporose é uma doença relacionada ao enfraquecimento da massa óssea. Ela ocorre quando o osso não se forma corretamente, quando o desgaste ósseo é excessivo, ou quando esses dois processos acontecem simultaneamente. Há um desequilíbrio entre a quantidade de material ósseo formado e reabsorvido pelo corpo. 

Esse enfraquecimento aumenta o risco de fraturas nos ossos do quadril, coluna, perna, entre outros. Problemas na estrutura da coluna podem causar redução da estatura da pessoa e dores crônicas. Já os problemas no osso do quadril podem prejudicar a mobilidade e atrapalhar as tarefas do dia a dia.

Os fatores de risco para o desenvolvimento da doença são:

mulheres após a menopausa;

  • dieta pobre em cálcio;
  • idade avançada;
  • sedentarismo. 

O tratamento se inicia com o ajuste da dieta e a suplementação de cálcio e vitamina D. Podem ser utilizados alguns medicamentos que impedem a degeneração e estimulam a reconstrução óssea.

3. Gota

A gota é um tipo de artrite causada pelo depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações. Isso acontece devido ao aumento de ácido úrico (substância formada pelo organismo depois da ingestão de proteínas) no sangue da pessoa que, por sua vez, pode ser decorrente de alguns fatores. 

Produção muito alta de ácido úrico devido a algum defeito enzimático, de forma que os rins não conseguem eliminar por completo; 

Ausência congênita (presente ao nascimento) do mecanismo enzimático responsável pela eliminação do ácido úrico; 

Uso de medicamentos diuréticos que podem diminuir a excreção renal de ácido úrico.

Os primeiros sinais são inchaço e dor intensa em uma articulação isolada, normalmente começando pelo pé. Os sintomas vêm em crises, que podem durar de 3 a 10 dias.

Depois, a pessoa volta a viver normalmente, e uma nova crise pode surgir em meses ou anos, acometendo a mesma articulação ou outras. 

O tratamento é feito com medicamentos que reduzem a concentração de ácido úrico no sangue, associado a mudanças no estilo de vida (perda de peso, exercício físico, redução do consumo de bebida alcoólica).

4. Lupus

O Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune. Ele pode ser cutâneo, quando afeta principalmente, ou apenas, a pele, ou sistêmico, quando afeta outros órgãos internos. Os mais comumente afetados são rins, articulações, pulmões e sistema nervoso. 

Quando o lupus é sistêmico, os sintomas podem variar bastante e incluem: manchas na pele, dor em articulações, febre, fadiga generalizada, rigidez matinal das articulações, perda de cabelo, dor ao respirar, dor abdominal, dormências e formigamentos, entre outros. 

A doença pode ocorrer em pessoas de qualquer idade ou sexo. As causas do problema não são exatamente definidas, mas há relação com fatores genéticos, hormonais e ambientais. 

Já o tratamento é feito com o uso de medicamentos corticosteroides, imunossupressores e anticoagulantes.

5. Esclerodermia 

A esclerodermia, também conhecida como esclerose, é uma doença inflamatória crônica do tecido conjuntivo relacionada a fatores autoimunes. Ela causa o “endurecimento” da pele e de outros tecidos. 

Pode ser sistêmica, quando afeta a pele e os sistemas internos, ou localizada, quando atinge apenas uma região da derme do paciente. Nas áreas afetadas, a pele se torna mais espessa, brilhante e escura.

Os principais sintomas da doença incluem: 

*Fenômeno de Raynaud (contração dos vasos sanguíneos das mãos e dos pés, de forma que eles se tornam muito frios, com dedos inchados, pálidos e arroxeados);

*Dor e rigidez nas articulações;

*Feridas nas pontas dos dedos; 

*Perturbações gástricas, respiratórias e cardiovasculares (relacionadas à formação de tecido fibroso e cicatricial nos vasos sanguíneos que irrigam esses órgãos). 

Como é feito o tratamento?

O tratamento é focado no controle da inflamação com medicamentos anti-inflamatórios, alívio dos sintomas e medidas de suporte, como fisioterapia e medicamentos locais.

Conhecer mais sobre a reumatologia e as doenças tratadas pelo reumatologista é importante para que os pacientes saibam identificar o problema e procurar o profissional certo quando for preciso.

_____________

Editor do blog

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem