MITOS SOBRE O CÂNCER DE MAMA

Câncer de mama. Não é fácil conviver com essa doença, até porque muda muita coisa desde o psicológico ao financeira, etc. Entretanto é bom dizer que existem muitos boatos e mitos sobre o câncer de mama.

Por esta razão, separamos alguns mitos que são espalhados de todas as formas e que traduzem em falta de conhecimento sobre o assunto. Saiba quais são os mitos sobre o câncer de mama e que muitas pessoas ainda acreditam? Vamos então conhecer alguns deles.

1. Desodorante pode causar câncer de mama 

Desodorante causa cancer de mama? Muitas pessoas atribuíam esse mito pela presença de sais de alumínio nas formulações dos antitranspirantes (produtos que inibem a transpiração). Segundo a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – não há nenhuma relação entre a substância presente nos desodorantes e o tumor.

2. Sutiãs com arame aumentam o risco de câncer de mama

Isso é um mito. Não há nenhuma relação. Os cuidados que se deve tomar com relação a sutiãs com arame é que eles podem irritar a pele sob o seio, podendo levar à ruptura da pele. Isso pode facilitar a entrada de bactérias na mama, causando infecções. 

Mulheres câncer de mama
Duas mulheres negrasm- cancer de mama. Imagem Pixabay.Título criado no Canva

3. Não tenho histórico de câncer de mama na família, estou livre.

Este é um mito. Na verdade, o fator de risco mais significativo para desenvolver câncer de mama é ser mulher. Como o histórico familiar é apenas um fator no risco de câncer de mama, o rastreamento é importante.

Toda mulher a partir dos 40 anos deve fazer uma mamografia anual, independentemente do histórico familiar de câncer mamário. As mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou de ovário devem ser avaliadas por um conselheiro de genética até os 30 anos. 

4. O câncer de mama só acontece em adultos mais velhos

Esse é um dos mitos que mais se escuta. O câncer não tem idade e, em qualquer momento ou fase da sua vida, é importante que consulte um médico para que ele avalie um nódulo mamário.

jovem no leito de hospital com cancer de mama
Jovem com cancer de mama recebendo medicação via intravenosa. Créditos: Pexels.com

Ainda que a maioria das mulheres que recebe o diagnóstico de câncer de mama já passaram da menopausa ou tem mais de 50 anos, um nódulo pode sim ser câncer, mesmo em uma mulher mais jovem.

Infelizmente, existem relatos de mulheres na casa dos 20 anos e até adolescentes que foram diagnosticadas. Normalmente, há uma forte história familiar.

Se você tem um risco significativo de câncer de mama ao longo da vida com base em um forte histórico familiar, então você pode se qualificar para o teste genético e triagem precoce a partir dos 25 anos.

É extremamente importante que embora o câncer de mama seja mais raro em pessoas mais jovens, as pessoas devem consultar um médico.

5. Todos os caroços na mama sinalizam câncer de mama

Isso é um mito - nem todos os caroços na mama são câncer. Alguns nódulos podem aparecer e desaparecer durante o ciclo menstrual, representando um cisto ou um fibroadenoma.

Ebook da Hotmart

É bom sempre fazer o toque para detectar uma alteração que pode precisar de uma avaliação médica. Quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente, a chance de cura é bastante positiva.

6. Nódulos pequenos tem menor chance de ser câncer de mama

Um nódulo mamário pode ser de qualquer tamanho, e o tamanho não afeta as chances de que seja câncer. Sempre que sentir algo em sua mama, que seja novo ou diferente, ainda que pequeno, consulte seu médico.

Leia também: Como Evitar o Câncer de Mamas

7. Homens não tem câncer de mama

Um mito. É bem verdade que esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, embora seja um mito pensar ser uma doença exclusivamente feminina. Você sabia que os homens também podem ter câncer de mama?

Foto sobre cancer de mama em homens
Foto de alvo numa mama masculina. Créditos: Cevisa

Sabe-se que no homem, o câncer de mama é uma doença incomum. Os casos masculinos da doença representam de 0,5 a 1% de todos os casos de câncer de mama. E representam menos de 0,5% de todos os cânceres no sexo masculino. 


Quer entender mais um pouco sobre o assunto, assista esse e outros vídeos, compartilhe, curta e se inscreva para ficar por dentro das novidades do Canal Amato

Crédito do Canal Amato - Instituto de Medicina Avançada

Conclusão 

O câncer de mama é uma realidade e, embora um estilo de vida saudável possa reduzir o risco até certo ponto, a vigilância é fundamental. Quanto mais cedo o médico detectar o câncer de mama, maiores serão as chances de sobreviver. Visite seu medico o quanto antes você puder. 

Obs: Postagem com edição e atualização: textos e imagens em 23 de outubro de 2022

______________

Editor do blog

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem