Gengibre para que serve? Você já ouviu falar ou provou do gengibre ? Possui um gosto muito estranho ao paladar. Neste post vamos dar algumas dicas sobre o gengibre benefícios que vão desde a culinária até sua forma de uso como medicamento, no alívio e cura de algumas doenças.
GENGIBRE O QUE É ISSO?
O gengibre é uma raiz herbácea de plantio de clima quente, cultivada na Índia e Jamaica. Aqui no Brasil é muito usada sob diversas formas, inclusive no tratamento de algumas doenças.
É muito comum alguém que já conhece o poder desta raiz, indicar para a cura ou alívio da tosse, com a mastigação de um pedaço dessa raiz do gengibre.
Seu uso medicinal tem sido comprovado no dia a dia devido a sua eficácia, pois esta raiz tem como propriedade em sua matéria prima as vitaminas A, B E C, cálcio, ferro e fósforo.
A raiz também é usada em condimentos. Se você fizer uma pesquisa verá uma série de receitas com gengibre. Restaurantes tem usado esta raiz para realçar o sabor dos alimentos.
Enfim, sua matéria prima tem diversas utilidades, tais como uso em bebidas e perfumarias.
GENGIBRE PARA QUE SERVE
A raiz desta planta tem um efeito extraordinário no tratamento de diversas doenças e como já mencionamos anteriormente, as receitas com o uso desta raiz são simplesmente fantásticas.
Veja uma dessas receitas para o combate de bronquites:
Ingredientes:
1 xícara (chá) de rapadura ou açúcar mascavo
1/2 colher (chá) de gengibre
1 folha de guaco socada
1 rodela de abacaxi picada
Modo de fazer:
Coloque os ingredientes numa panela com uma xícara de água (o açúcar mascavo e o gengibre). Leve ao fogo e ao ferver, coloque a folha de guaco e o abacaxi. Após isso, coe e guarde em frasco de vidro escuro.
Tome sempre uma colher (sopa) antes de se deitar à noite.
A raiz tem seus efeitos também, no tratamento de doenças, tais como:
Náusea, flatulência, enjoo, má digestão, tratamento da gripe, resfriado, bronquite, para ajudar a desinchar, ressaca, artrite, dor muscular, diarreia, facilitar a digestão de alimentos gordurosos, eliminar a bactéria H. Pilory do estômago, comum em caso de gastrite e úlcera, catarro, asma, rouquidão, dores reumáticas, cólica gastrointestinal.
A raiz também é bastante utilizada para combater o mau hálito. Graças ao poder anti-inflamatório, o gengibre ainda é usado para aliviar dores decorrentes da artrite, dores musculares, infecções do trato respiratório, tosse, asma e bronquite.
A planta integra a formulação de xaropes por causa de sua ação anti-inflamatória e antimicrobiana.
GENGIBRE AUMENTA A PRESSÃO?
Sobre o fato da planta aumentar a pressão, muitas indagações surgiam quanto a essa possibilidade do gengibre aumentar a pressão.
Não é verdade. A planta não aumenta a pressão e pode, de fato, ajudar a reduzir a pressão alta por ter compostos fenólicos na sua composição.
Por isso, o gengibre é na verdade muito bom para quem tem pressão alta e também pode ajudar a prevenir trombose, AVC e problemas cardiovasculares, como aterosclerose e infarto.
Benefícios do gengibre para a pressão
Veja porque o gengibre traz benefícios para diminuir a pressão alta:
•Reduz a inflamação nos vasos sanguíneos;
•Aumenta a dilatação e o relaxamento dos vasos sanguíneos;
•Reduz os danos provocados pelos radicais livres nos vasos sanguíneos;
•Diminui a
sobrecarga no coração.
Com tudo isso, o
gengibre ainda melhora o fluxo sanguíneo por ter ação anticoagulante,
protegendo a saúde das artérias e dos vasos sanguíneos.
Ficou surpreso com as propriedades desta planta ? Experimente o uso desta raiz. Você comprovará sua eficácia.
Não deixe de frequentar seu médico.
_____________
Editor do blog