O QUE É QUARENTENA?

O que é quarentena? Muito usado esse termo nos períodos de epidemias. A quarentena, portanto, é um período em que pessoas que podem ter determinada doença infecciosa são observadas, para que se tenha certeza de que não estão realmente doentes.

Contudo, esse período de observação é diferente de um isolamento, que acontece quando o indivíduo já está comprovadamente enfermo e tem regras mais rígidas para evitar contaminações.

Apesar do nome, a quarentena não precisa durar, necessariamente, 40 dias: ela tem o tempo de incubação da doença.

No caso do novo coronavírus, esse período é de 14 dias, estendido para 18 dias, considerando uma margem de segurança.

Cumprindo os dias necessários da quarentena, pode-se ter certeza do estado de saúde e as pessoas podem retornar para o convívio em sociedade, para sua vida cotidiana.

Foto de Vlada Karpovich no Pexels

Como surgiu o conceito de quarentena?

Esse termo surgiu na Idade Média, mais especificamente no século XIV, quando a Peste Negra se espalhou pela Europa, arrasando o continente, matando um terço da população, deixando um rastro de cadáveres, medo e destruição por onde fosse localizada a doença.

Os europeus se viram diante de uma situação tenebrosa. Um inimigo que atacava sem armas, sem piedade, arrasando cidades, destruindo famílias. Foi uma verdadeira mortandade sem precedente.

A ciência da época, nada podia fazer, sem saber o que estava ocorrendo e o que originou a doença, alcançando números expressivos.

Leia mais sobre a PESTE NEGRA

Para evitar que a doença entrasse em Veneza, autoridades da cidade determinaram que todo navio que atracasse em seus portos precisaria esperar 40 dias antes que alguém pudesse desembarcar.

Desde então, quarentenas foram adotadas por governos e órgãos de saúde em várias ocasiões.

Foto de cottonbro no Pexels


Com a pandemia, tudo mudou em relação a certas práticas e essa prática se tornou mais comum depois da epidemia de síndrome respiratória aguda grave (Sars), em 2003.

Durante aquele surto, milhares de chineses foram monitorados, além de cerca de 7 mil canadenses, depois que o vírus atravessou o Oceano Pacífico e foi detectado em Toronto. Coincidentemente, a Sars foi causada por outro tipo de coronavírus.

Após o surto da Sars, o objetivo das quarentenas se tornou maior do que evitar o avanço das doenças: elas servem para atender a expectativas de outros governos e para tranquilizar sua própria população.

Depois do período, os cidadãos que estavam em áreas de risco podem voltar ao convívio social normalmente. Os brasileiros que vieram de Wuhan, inclusive, fizeram testes para o novo coronavírus e nenhum deles teve resultado positivo.

Desde o início da epidemia do novo coronavírus, a venda de produtos de proteção cresceu exponencialmente: uma matéria do Estadão mostrou que uma empresa que fabricava cerca de 170 milhões de máscaras por ano precisou produzir mais de 0,5 bilhão delas em 1 semana para dar conta da demanda. 

Era uma das buscas por alternativas de várias empresas para sobreviverem ao caos sanitário: o que vender na quarentena para ganhar dinheiro.

Foto de Alena Shekhovtcova no Pexels

Os especialistas explicam que a principal forma de contágio do novo coronavírus é por gotículas expelidas quando a pessoa infectada espirra ou tosse.

Essas partículas ficam em objetos e superfícies e podem entrar no corpo quando levamos as mãos à boca ou aos olhos.

Portanto, a forma mais eficiente de se proteger é lavando sempre as mãos e utilizando álcool em gel para manter a higiene.

Além disso, é importante observar que os sintomas do novo coronavírus são semelhantes aos de uma gripe forte.

Por isso, se você esteve recentemente em algum dos países com casos confirmados e começou a ter os sinais, procure imediatamente os serviços de saúde da sua cidade. É a forma mais correta de evitar a contaminação ou a propagação.

Foi de extrema de importância para a segurança da população, as medidas tomadas pelas autoridades estaduais, com o objetivo de conter a proliferação da doença em cada Estado.

A conscientização do isolamento, a proteção individual e a imunização, por meio da vacina, foram elementos importantes para a proteção da sociedade.

A vacinação no Brasil ainda está em andamento. Acreditamos que essa ação, alcançará o objetivo de imunizar toda a população e assim, a vida voltar a sua normalidade, quando as autoridades sanitárias autorizarem a volta, sem uso de proteção, isolamento e imunização.

______________

Editor do blog

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem