VARIZES NAS PERNAS

O que são varizes? Como elas surgem no nosso corpo? Que locais do corpo são mais atingidos? Como tratar das varizes? Que fatores contribuem para o surgimento das varizes? São estas e outras questões que surgem na cabeça de muitas pessoas. Neste post, vamos tratar especificamente das Varizes pernas. 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial são acometidas de varizes. Dentro destes dados estatísticos, emitidos pela OMS, 70% pertencem ao sexo feminino, restante de 30% pertencentes aos homens. Elas costumam aparecer, geralmente, a partir dos 30 anos de idade.

O QUE SÃO VARIZES?

varizes nas pernas


As varizes são dilatações que ocorrem nas veias. Essas veias são vasos sanguíneos que são responsáveis pela circulação do sangue dos membros para o coração. São elas responsáveis pelo retorno do sangue ao coração e para isto é necessário que o sistema de circulação funcione corretamente. 

Elas se apresentam sob a superfície da pele, formando, em muitos casos, uma ondulação tortuosa e visível, provocando, do ponto de vista estético, uma visão negativa. Geralmente, elas surgem, com mais profusão, nas pernas. Mas, existem outras localidades do nosso corpo, onde a presença delas podem provocar uma necessidade de intervenção médica.

Geralmente, elas aparecem nos pés, nas pernas e coxas. Quando não são tratadas adequadamente, podem provocar outros tipos de sintomas sérios como a trombose, dermatite, hemorragias e úlceras varicosas.



COMO COMO SE DESENVOLVEM VARIZES?

As veias dos membros inferiores têm como principal função, impulsionar o sangue de volta ao coração, através dos músculos das pernas. Devido a contração desses músculos das pernas, funcionando como bombas,  e no interior das veias, o sistema de válvulas não permite que o sangue reflua, fazendo com que este retorne em único sentido.

Quando isto não ocorre, as  veias perdem elasticidade, o sistema de válvulas não funcionam, causando o refluxo do sangue, aumentando a pressão delas e consequentemente, causando dilatação. O sangue caminha lentamente para o coração.

QUAIS OS SINTOMAS DAS VARIZES?


Os sintomas das varizes podem ser percebidos quando sentimos dores nas pernas, queimação, ou sensação de que as pernas estão pesadas. Podem aparecer, também, inchaços nas pernas, coceiras nas pernas sobre as veias, os pés parecem terem pisados em pedras o dia todo. Enfim, são reações indesejadas durante o dia.

QUAIS FATORES CONTRIBUEM PARA SURGIMENTO DAS VARIZES?

O fator genético é responsável, em muitos casos, pelo aparecimento das varizes. Quem tem a chamada "família varicosa", dificilmente escapará delas. Portanto, o histórico familiar é um fator principal que está ligado ao surgimento das varizes.



mostrando pernas com varizes


Outra questão é o tabagismo. O uso continuo do cigarro e outros derivados deste, respondem pela presença das veias dilatadas no corpo.


tabagismo provoca varizes


Gravidez. Como se sabe, neste período ocorrem mudanças hormonais e aumento na quantidade de sangue que circula no organismo, a compressão uterina sobre as veias, provocam cada vez mais o alargamento e evolução das varizes.

pernas com varizes na gravidez


Outro fator, não menos importante, é a questão da obesidade. Porque a obesidade pode favorecer o surgimento delas? É óbvio que pessoa que está no grupo de riscos dos obesos, tem que se preocupar mais ainda. A obesidade causa uma pressão sobre as pernas, causando enfraquecimento das válvulas venosas, desta forma, contribuindo para o aparecimento das veias dilatadas


obesidade e varizes


Sedentarismo. Permanecer por muito tempo em pé ou sentado, sem fazer nenhum movimento é um fator de risco. Por esta razão é aconselhável que as pessoas, após ficarem por longo tempo numa mesma posição, levante-se, caminhe por alguns momentos para aliviar a pressão sobre as pernas, melhorando a circulação. 

Também outras situações podem ser responsáveis pela ocorrência das dilatações das veias nas pernas, tais como, climas quentes, traumatismo nas pernas, reposição hormonal, pílulas anticoncepcionais.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE VARIZES

Existem diversos tipos de prevenção e tratamentos para as varizes. 

Para a prevenção das varizes, precisa-se mudar o estilo de vida, tais como: 

  •      Evitar ficar em pé por longos períodos de tempo ou sentado por longo         tempo;
  •     Perder peso ou manter o peso ideal, saudável;
  •     Usar meias ou meias de compressão (indicada pelo medico);
  •     Fazer exercícios físicos para melhorar a circulação;
  •     Alimentação saudável.
cuidados durante a gravidez varizes



Os tratamentos são diversos: Dependendo da situação das varizes, o tratamento pode ser de varias formas:

           >>Escleroterapia (Aplicações)
           >>Aplicações com laser
           >>Tratamento Cirúrgico
           >>Outros.

Para evitar que você seja mais uma estatística de dados dos que são atingidos pelas varizes, faça algumas coisas que podem ajudá-lo (a): Evite roupas apertadas demais, faça exercícios, mantenha uma alimentação equilibrada saudável, evite saltos altos.


varizes e sapatos altos


Lembre-se que este post é apenas uma forma de contribuir para informação. Consulte seu médico regularmente, evite que esses sintomas afetem sua vida.

Postagem Anterior Próxima Postagem