É muito comum se dizer que o cérebro é o comando central de todo o corpo humano. Essa afirmativa não tem nada de contradição nem erros.
Quando algo está errado em nosso organismo, logo percebemos que alguma coisa está, também, em desarmonia com o comando central de nosso corpo, o cérebro.
DOENÇAS QUE CAUSAM PROLEMAS AO CÉREBRO
As causas que geram os problemas ao cérebro são diversas. Dentre elas, vamos citar algumas delas:
O Acidente Vascular Cerebral ou AVC
Também conhecido como o mais temido de todos os sintomas do corpo humano, o derrame. Acontece justamente quando um coágulo entope os vasos que irrigam o cérebro.
Quando os vasos que irrigam o tecido cerebral é interrompido pela ação do coágulo, impedindo o fornecimento de sangue, é chamado de AVC isquêmico.
No caso quando o coágulo se rompem extravasando o sangue, chama-se de AVC hemorrágico.
Em ambos os casos, tanto o AVC isquêmico e o AVC hemorrágico, comprometem a memória, causando danos ao cérebro.
QUANDO OCORRE O AVC ?
Quando uma pessoa é acometido de um AVC, seja ele de que tipo for, deve-se urgentemente tomar as providências para o socorro. Mas como saber que alguém está propenso a ter o AVC?
Bem, um do sintomas é a dor de cabeça e tontura. Mas lembre-se não é simplesmente uma dor de cabeça. Essa dor de cabeça e tontura muitas vezes confundida com a famosa labirintite.
A reação logo se percebe, quando a pessoa não consegue mexer um dos braços ou pernas. Também um dos sinais mais comuns é quando a pessoa não consegue mexer um dos lados da boca.
COMO PREVENIR ?
o Acidente Vascular Cerebral tem sequelas que em muitos casos deixam marcas irreparáveis. Diabetes, Hipertensão Arterial, cigarro, alcoolismo, doença cardíaca, arteriosclerose e obesidade, são os grandes vilões.
Praticar atividades físicas, controlar esses males, caminho ideal para prevenção contra o AVC.
ALZHEIMER
Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro (morte das células cerebrais e atrofiamento do cérebro como consequência da doença). Geralmente está atrelada a partir dos 65 anos de idade.
A perda da memória é um dos sinais mais percebido, seguido de confusão mental e dificuldades na fala. É uma doença incurável.
QUANDO OCORRE A DOENÇA?
Segundo os especialistas os sintomas vão gradativamente piorando. As alterações cognitivas podem ser difusas e leves, as vezes confundindo a família e até o medico. Progressivamente a perda da memória de curto prazo fica mais visível.
COMO TRATAR A DOENÇA ?
Os efeitos podem ser amenizados se for realizado o tratamento a tempo. Uso de medicamentos e manter uma vida ativa, com diálogos e interagindo com amigos e parentes, juntamente com a prática de atividades físicas, exercitando a mente.
_____________
Editor do blog
Postar um comentário