O que é a depressão Depressão é a mais profunda tristeza de que o ser humano possa ser acometido. Segundo o Dr. Drauzio Varella esse é o tipo de sintoma que é tão sorrateiro que a maioria das pessoas nem percebem que estão com a doença.
O QUE É A DEPRESSÃO
Em muitos casos, a depressão surge de uma forma que muitos nem se dão conta e só vem perceber que estão com a doença, depois de muito tempo. A depressão ataca o ser humano e lhe traz sérios prejuízos.
Se não for tratada seriamente, pode levar o indivíduo a um estágio depreciativo, degenerativo, causando o estágio mais elevado de que o ser humano possa imaginar: o suicídio.
Para alguns, a depressão é o tipo de enfermidade da alma, da qual o indivíduo por si só não tem a menor chance de se libertar.
A ciência e a religião tem opiniões divergentes sobre as origens desse sintoma, que não convém aqui relacionarmos. O que se sabe é que é preciso urgentemente tomar bastante cuidados.
De acordo com as estatísticas da OMS (Organização Mundial de Saúde), no Brasil, estima-se que existam mais de 13 milhões de pessoas que são acometidas por essa doença.
Expandindo as estatísticas para o mundo, o número de pessoa depressivas chega na casa dos 340 milhões de pessoas.
A depressão pode atingir diversos níveis, até avançar o seu pior estágio, culminando com a melancolia profunda, cujos sintomas pode-se perceber com o isolamento da pessoa do grupo social, da família e em muitos casos, o suicídio, a morte.
Quando a descoberta da doença é entendida logo no seu início, quando se procura o médico especialista, com antecedência; o tratamento da depressão tende a ter uma resposta satisfatória bem melhor do que postergar por muito tempo.
CAUSAS DA DEPRESSÃO
As causas da depressão podem ser de diversas formas desde o humor depressivo, profunda tristeza, falta de interesse pela vida, desinteresse por atividades cotidiana, falta de sono, de apetite, pensamentos totalmente negativos, falta de esperança.
Enfim, é um quadro bastante preocupante, tanto para quem vive rotineiramente com esta pessoa, quanto para a própria pessoa.
TRATAMENTO
O tratamento da depressão depende muito do diagnóstico do médico, averiguando em que estágio se encontra a doença. Mas, geralmente, as orientações podem ser acompanhadas de medicamentos ou terapias, dependendo do caso.
Nesse sentido, a palavra final, tem que ser do medico que avaliará cada paciente e os níveis dos sintomas.

Se você tem alguém da família ou conhece alguém que apresentam os sintomas da depressão, procure urgentemente um especialista, para que o tratamento seja com eficácia. ALIMENTOS: AUXÍLIO NA PREVENÇÃO
Na depressão, as pessoas
tendem a sentir falta de energia e não estão interessadas em fazer as tarefas
diárias normais. A alimentação pode ajudar,
mas isso não nega a importância de buscar ajuda médica e psicológica para
tratar doenças.
Nutricionistas explicam que os nutrientes ômega 3, magnésio, fibra, zinco,
ferro e vitamina C, B1, B9 e B12 podem prevenir a depressão e a ansiedade.
O
ômega 3 é encontrado em alimentos como carnes, peixes, frutos do mar, ovos,
castanhas do Brasil, nozes, amêndoas e bananas.
O
cálcio é encontrado no leite e produtos lácteos (como o queijo). O magnésio
pode ser consumido por meio de aveia, banana, sementes de abóbora e nozes.
A
vitamina B é encontrada no espinafre, couve, fígado, frango, ameixa, melancia e
leite; a vitamina C em frutas como cerejas acerola, abacaxi, laranja, limão e
laranja.
As alternativas são várias para a solução, mas em todas, se exige a presença de um médico.
______________
Editor do blog